Bolsas - Instruções para cadastro
Publicado: 13/04/2017 - 18:03
Última modificação: 08/12/2022 - 14:15
As bolsas de estudos tem por objetivo a formação de recursos humanos de alto nível necessários ao País, proporcionando aos Programas de Pós-graduação stricto sensu condições adequadas ao desenvolvimento de suas atividades. A concessão está condicionada à disponibilidade dos órgãos de fomento, que avaliam os Programas com base em determinados critérios para definirem a quantidade de cotas, e das instituições de ensino, que administram as bolsas levando em consideração a quantidade, os alunos egressos e os ingressos daquele período.
O Programa tem bolsas das seguintes agências: CAPES, Fapemig e CNPq, que são administradas pelo Colegiado e pela Coordenação, salvo casos em que o orientador assume essa responsabilidade a partir de cotas vinculadas a projetos de pesquisa sob sua coordenação. Para as bolsas do Programa, a duração máxima é de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado e candidatos estrangeiros devem se informar sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação da CAPES, sobre o TWAS do CNPq e o Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB.
As agências de fomento exigem dos pós-graduandos, entre outros:
- dedicação integral às atividades do curso;
- não acumular a percepção de bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro Programa;
- comprovar desempenho acadêmico satisfatório;
- fixar residência na cidade onde realiza o curso;
- realização de estágio docência;
É responsabilidade do orientador e do aluno o cumprimento das obrigações estipuladas pelas agências de fomento.
Ser aprovado no Processo Seletivo para ingresso no Programa, estar regularmente matriculado e optar pela necessidade de bolsa quando da inscrição no Processo.
A distribuição é feita conforme a resolução publicada.
Seguem as instruções para cadastro de bolsa conforme cada agência de fomento:
Bolsista CAPES
Enviar em um PDF único os documentos na ordem em que são citados:
- Formulário de Cadastro CAPES preenchido e assinado.
- Termo de Compromisso CAPES preenchido e assinado.
- Carteira de identidade.
- CPF.
- Cartão do Banco do Brasil ou print da tela do aplicado (a imagem deve mostrar claramente os números de agência e conta).
É necessário conta corrente ativa no Banco do Brasil.
Bolsista Fapemig
Enviar em um PDF único os documentos na ordem em que são citados:
- Formulário de Cadastro FAPEMIG preenchido e assinado.
- Carteira de identidade.
- CPF.
Enviar em arquivo separado no formato .xlx as planilhas:
- Dados do orientador e do bolsista
- Planilha de dados Endereço
O discente, bem como seu orientador, devem fazer/atualizar o cadastro na plataforma Everest - http://everest.fapemig.br/Home/login
Iniciado o cadastro do bolsista no sistema, enviaremos o Termo de Compromisso gerado no sistema para que o discente assine o documento, digitalize e devolva.
Depois disso, a FAPEMIG comunicará o bolsita sobre a aprovação do termo de compromisso enviando uma mensagem para o e-mail cadastrado no Everest.
No primeiro pagamento de mensalidade da bolsa, via Banco do Brasil, o bolsista receberá uma mensagem no e-mail cadastrado no sistema Everest informando sobre a disponibilização do cartão BB Pesquisa, além de orientações para que compareça a qualquer agência do Banco do Brasil para registrar sua senha do cartão. O cartão somente será confeccionado após o cadastramento da senha.
É necessário ficar atento às caixas de e-mail, inclusive "spam", para não perder nenhum comunicado da FAPEMIG e do Banco do Brasil.
Bolsista CNPQ
Bolsas dessa agência são administradas diretamente pelo Programa, sendo assim, o aluno deve encaminhar, por e-mail, uma cópia (legível e sem cortes) dos seguintes documentos:
- Carteira de identidade.
- CPF.
- Cartão do Banco do Brasil ou print da tela do aplicado (a imagem deve mostrar claramente os números de agência e conta).