Serviço

Matrícula

por Admin
Publicado: 12/06/2017 - 16:56
Última modificação: 21/07/2022 - 14:23
Público-alvo: 
Estudante
Assunto: 
Disciplinas / Processos seletivos / Serviços
Definições: 

Para admissão no Programa o aprovado no Processo Seletivo deverá providenciar a documentação necessária dentro do prazo estabelecido no Calendário acadêmico da pós-graduação a fim de efetivar sua matrícula.

Requisitos: 

Ser aprovado no Processo Seletivo de ingresso no Programa.

Orientações: 

Enviar para o e-mail da Secretaria (ecologia@umuarama.ufu.br) os documentos listados a seguir, em PDF único, na ordem em que são citados, e a Planilha de Dados Pessoais.

  • Se brasileiro:
    • Requerimento de matrícula (modelo - preenchido e assinado pelo ingressante, não sendo necessária a assinatura do coordenador no documento)
    • Registro Civil (Certidão de nascimento ou casamento)
    • RG (Carteira de Identidade)
    • CPF
    • Título de Eleitor
    • Certidão de quitação eleitoral
    • Documento militar, se do sexo masculino
    • Diploma de graduação ou certificado de conclusão da graduação
    • Diploma de Mestrado ou certificado de conclusão do mestrado
    • Comprovante de vacinação contra a Covid-19 com pelo menos duas doses ou dose única.

 

  • Se estrangeiro:
    • Requerimento de matrícula (modelo - preenchido e assinado pelo ingressante, não sendo necessária a assinatura do coordenador no documento)
    • RNM e CPF 
    • Registro Civil e diploma(s)
    • Passaporte
    • Visto de permanência
    • Comprovante de vacinação contra a Covid-19 com pelo menos duas doses ou dose única.

Observações sobre os documentos

  • As cópias devem ser legíveis e sem nenhum corte.
  • Toda documentação deve ser enviada, mesmo aquelas que já foram entregues para participar da seleção.
  • Como comprovante de graduação é válido, somente, o certificado de conclusão da graduação (documento recebido depois da colação de grau) ou o diploma. Não são aceitos atestados emitidos pela secretaria. Assim que receber o diploma, é necessário entregá-lo à Universidade pelo Portal do Estudante.
  • Como comprovante do título de Mestre é valido, somente, o certificado/declaração de conclusão do mestrado (deve-se ter a defesa já registrada no histórico escolar) ou o diploma. Assim que receber o diploma, é necessário entregá-lo à Universidade pelo Portal do Estudante.
  • O aluno de doutorado deverá entregar o comprovante relacionado ao diploma de graduação e ao diploma de mestrado. Não aceita-se ata de defesa como comprovante de conclusão do mestrado.
  • O diploma deve conter a assinatura do discente no campo "Titulado" ou "Diplomado" e os versos devem estar com os dados totalmente completos.
  • Para os alunos especiais e discentes visitantes, advindos de outros PPG's, é necessário colocar o comprovante de matrícula no curso de mestrado ou doutorado.
  • Os documentos devem ser entregues em PDF único e na ordem em que são citados. Não é necessário o envio de documentação física.

Observações sobre o preenchimento do Requerimento de Matrícula

  • Marque no quadro correspondente qual o Nível (se mestrado, doutorado ou aluno especial).
  • O campo "Matrícula" deve ficar em branco.
  • Preencha todas as informações pessoais.
  • Preencha as disciplinas nas quais deseja se matricular.
  • Preencha a data e assine.

Observações sobre o preenchimento da Planilha de Dados Pessoais

  • A planilha deve ser cuidadosamente preenchida, sem o uso de caixa alta, com os dados completos, pois essas são as informações lançadas no sistema.
  • Deve ser respeitada a grafia dos nomes (inclusive a acentuação) conforme a certidão de registro civil. Não usar caixa alta ou abreviar algum nome.
  • Em todos os campos que for necessário preencher UF, deve-se colocar a sigla do Estado, por exemplo, MG.
  • Datas devem ser preenchidas de maneira completa, da seguinte forma 12/03/2000.
  • O número do CPF deve ser preenchido sem ponto ou hífen.
  • O número do documento de registro geral deve ser preenchido sem traços ou pontos, por exemplo, MG12345678.
  • Deve ser preenchida a sigla do órgão emissor do RG, sem traços ou pontos, por exemplo, PCMG.
  • O número do título de eleitor deve ser preenchido sem traços ou pontos.
  • Sexo é Feminino ou Masculino.
  • Estado civil é solteiro(a), casado(a), desquitado(a), divorciado(a), viúvo(a), outros e união estável.
  • Tipo endereço é Avenida, Rua, Alameda, etc.
  • Nome do logradouro é o nome da rua ou avenida.
  • O CEP do endereço deve ser preenchido no formato 38.400-082, com ponto e hífen.
  • Telefone residencial deve ser preenchido nesse formato (34) 3218-5555.
  • Telefone celular deve ser preenchido nesse formato (34) 99999-5555.
  • A planilha está preenchida com um exemplo para ajudar na visualização.

 

Os Horários de Aula estão neste link: http://www.ppgeco.ib.ufu.br/servicos/horarios-de-aulas

O calendário acadêmico com as datas de envio da documentação então neste link: http://www.propp.ufu.br/calendario

Em caso de desistência da vaga, informe à Secretaria do Programa por e-mail.

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