Processo seletivo para ingresso de alunos no curso de Doutorado 2020/2

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2020/02 para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, curso de Doutorado Acadêmico.
Publicado: 08/07/2020 - 15:46
Última modificação: 02/09/2020 - 13:03
Público-alvo:
Comunidade externa
Tipo de Edital:
Doutorado

TODO O PROCESSO SELETIVO SERÁ FEITO REMOTAMENTE

O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais (doravante, PPGECRN), do Instituto de Biologia (INBIO), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no uso das atribuições que lhe conferem o Estatuto e o Regimento Geral da UFU, faz saber a todos quantos virem o presente edital ou dele conhecimento tiverem, que serão abertas as inscrições e o processo de seleção de alunos regulares para o PPGECRN, modalidade Curso de Doutorado Acadêmico (ingresso em agosto de 2020 e defesa de tese até agosto 2024). Os candidatos  selecionados neste processo poderão concorrer a bolsas do CNPq no âmbito do Projeto Mobilidade e Convergência: formação de doutores para transformação, recentemente aprovado na Chamada CNPq Nº 1/2019 - Apoio à formação de doutores em áreas estratégicas; de acordo com a Resolução nº 1/2020 da Comissão de Bolsas.

Número de vagas
MODALIDADEAmpla concorrênciaPretos, pardos e indígenasPessoas com deficiênciaTOTAL
Alunos regulares
Doutorado4116
Número de vagas oferecidas por modalidade para ingresso no segundo semestre de 2020

Dos pré-requisitos:

Dentre outros, os candidatos deverão estar dispostos a realizar um período de um ano de mobilidade em uma das instituições parceiras definidas no Projeto Mobilidade e Convergência: formação de doutores para transformação, recentemente aprovado na Chamada CNPq Nº 1/2019 - Apoio à formação de doutores em áreas estratégicas, já que esta é uma condição exigida para a concessão de bolsas associadas a este projeto (Anexo 3).

Das inscrições:

• a documentação deve ser enviada em dois documentos PDFs acessíveis utilizando Adobe Acrobat ou outros leitores de PDFs.
  • a integridade dos documentos eletrônicos e a possibilidade de acesso às informações é de responsabilidade do candidato.
  • o primeiro PDF deve conter a documentação de inscrição e identificação dos candidatos.
  • o segundo PDF deve conter a sua documentação curricular.
  • a documentação deve ser enviada para o e-mail: selecao.ecologiaufu@gmail.com.
  • não serão aceitas inscrições por outro meio ou enviadas para outro e-mail.

Sobre a escolha de orientador:

• a indicação ou não de um possível orientador na ficha de inscrição não impede que os candidatos participem do processo seletivo. Essa menção tampouco afeta a possibilidade de sucesso durante o processo de seleção;
  • a escolha do orientador é imprescindível somente no momento da matrícula.

Das etapas:

Etapa I - Análise e avaliação do projeto

• eliminatória e classificatória
  • peso 3

Etapa II - Apresentação do projeto de doutorado

• classificatória
  • peso 4

Etapa III - Análise de currículo e documentos comprobatórios

• classificatória
  • peso 3

Da aprovação:

Os candidatos que obtiverem a média igual ou superior a 60% (sessenta por cento) nas quatro etapas do processo serão aprovados, sendo classificados pela média final obtida os 6 candidatos com as maiores médias, respeitadas as proporções do número de vagas e modalidades.

ETAPADATAObs.
Inscrição03 a 07 de agostoEnvio de documentos por e-mail
Homologação das inscrições10 de agostoDivulgação da lista de inscritos no site
Resultado Etapa I17 de agostoDivulgação da lista classificados no site