Serviço

Pós-doc - Relatório de atividades

por Juliana Pinheiro
Publicado: 27/11/2018 - 19:26
Última modificação: 21/08/2020 - 15:01
Público-alvo: 
Estudante
Assunto: 
Auxílio financeiro / Serviços
Definições: 

Conforme Portaria da CAPES que aprova o Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD, dos bolsistas exige-se, entre outros, a elaboração de Relatório de Atividades Anual, além do Relatório Final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa.

Requisitos: 

Ser bolsista de pós-doutorado pertencente ao Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES.

 

O Colegiado deste Programa, ao analisar os relatórios de atividades anuais dos bolsistas PNPD/CAPES, utiliza como parâmetros:

  • no primeiro ano serão levadas em consideração publicações sem a participação de docentes do programa e não relacionadas ao projeto da bolsa PNPD em vigor. Entretanto, é necessário apresentar ao menos um manuscrito submetido com participação direta do supervisor. A publicação e o manuscrito devem estar referenciados ao menos como Qualis B1 ou superior na CAPES e, caso os critérios da CAPES quanto a qualidade de publicações mude, o colegiado do Programa poderá revisar o critério;
  • a partir do segundo ano o bolsista deve apresentar, ao menos, um artigo publicado por ano, em periódico de qualidade Qualis B1 ou superior, na área de biodiversidade, com coautoria do supervisor, sendo que esta publicação também deve ter relação com o projeto da bolsa PNPD em vigor. É relevante, mas não obrigatório, para o Programa que estas publicações contem com a coautoria de discentes de mestrado e doutorado.

Obs.: Tendo como base os novos critérios de avaliação da Pós-graduação pela CAPES, o Colegiado decidiu em setembro de 2019 que não irá considerar DATA-PAPERS como produção no processo de avaliação do desempenho de bolsistas PNPD. Ainda, trabalhos com mais de seis autores que não tenham um membro permanente do Programa como autor principal ou autor para correspondência também não serão considerados. Sendo assim, estes trabalhos não poderão ser computados para atendimento a produção mínima exigida ao bolsista a fim de renovação da bolsa.

Esse comunicado foi publicado pelo Programa em 19 de maio de 2020.

Orientações: 

O Relatório é solicitado anualmente, conforme o aniversário da bolsa.

Não há modelo de documento, mas é importante que ele possua os resultados alcançados com o projeto, as produções bibliográficas (incluindo artigos submetidos, mas que ainda não foram aceitos), participação em bancas, congressos e outros projetos, além de um cronograma de atividades para o ano seguinte e os respectivos comprovantes. A assinatura do supervisor do projeto é essencial.

O documento, bem como qualquer comprovante necessário, deve ser encaminhado em formato PDF por e-mail à Secretaria do Programa.

Legislações: 
Serviços Relacionados: 
Tópicos: