Serviço

Defesa - (1)Procedimentos gerais

por Portal PPGECO
Publicado: 10/10/2017 - 16:13
Última modificação: 12/07/2021 - 16:14
Público-alvo: 
Estudante
Assunto: 
Projetos / Serviços
Definições: 

Para obtenção do grau de Mestre será exigida a apresentação de uma dissertação, baseada em trabalho conduzido pelo aluno.

Para obtenção do grau de Doutor será exigida a apresentação de uma tese, baseada em trabalho original conduzido pelo aluno.

As defesas deverão ocorrer em sessão pública presencial presidida pelo orientador com apresentação oral do trabalho num período entre quarenta e sessenta minutos, seguida de arguição e julgamento por uma Comissão Examinadora.

Os membros da Comissão Examinadora deverão ser portadores do título de Doutor, Livre Docente ou Notório Saber.

Na apreciação da dissertação de Mestrado e tese de Doutorado, cada examinador, em sessão secreta realizada imediatamente após a defesa, atribuirá ao aluno um dos seguintes conceitos:

I – aprovado; ou

II – reprovado.

 

Requisitos: 

Para os alunos de Mestrado

  • Ter totalizado os créditos exigidos, conforme currículo do ano de ingresso no Programa.
  • Ter suficiência em inglês (inclusive que tal informação esteja no histórico escolar).
  • Ter protocolado o Plano de Trabalho no prazo de 6 meses após seu ingresso.
  • Ter a aprovação no Estágio Docência I (para bolsistas) registrada no histórico escolar.
  • Não ter registrado no histórico escolar nenhuma pendência, inclusive documentos de matrícula.

Para os alunos de Doutorado

  • Ter totalizado os créditos exigidos, conforme currículo do ano de ingresso no Programa.
  • Ter suficiência em inglês e em 2ª língua estrangeira (inclusive que tal informação esteja no histórico escolar).
  • Ser aprovado no Exame de Qualificação feito até o 6º semestre do curso.
  • Ter a aprovação no Estágio Docência II e III (para bolsistas) registrada no histórico escolar.
  • Não ter registrado no histórico escolar nenhuma pendência, inclusive documentos de matrícula.

Atenção: se houver qualquer pendência no histórico escolar, a defesa não será agendada.

Mencionar, obrigatoriamente, a(s) agência(s) de fomento que, integral ou parcialmente, tenham financiado atividades do trabalho. Ver: Portaria Nº 206, de 4 de setembro de 2018.

Composição da Banca:

  • Mestrado: são necessários três membros titulares (orientador, um examinador externo à UFU e um da UFU) e um suplente.
  • Doutorado: são necessários cinco membros titulares (orientador, dois examinadores externos à UFU e dois da UFU) e dois suplentes.

O coorientador pode fazer parte da banca examinadora, mas não substitui nenhum desses.

A arguição e julgamento, feitos pela comissão examinadora, podem ser presencial, por videoconferência ou por parecer consubstanciado.

Orientações: 

 

Excepcional para as defesas de 2021 (como elas acontecerão por webconferência) recebermos todos os documentos com 30 dias de antecedência, ou seja, até o dia 30 de julho de 2021 os discentes devem enviar pelo Portal do Estudante:

  • Formulário de indicação da banca;
  • Cadastro de docente convidado (modelo novo anexado no fim da página. Nele são solicitadas informações pessoais do membro externo para efetivarmos o cadastro da defesa no sistema da CAPES);
  • Dissertação/Tese em PDF contendo a ficha catalográfica;

O Formulário de informações do discente e do trabalho deve ser entregue no mesmo prazo (até 30/07), porém, por e-mail, pois precisamos dele em Word.

 

*O Programa uniu em um arquivo as Normas pertinentes à redação de trabalhos que podem auxiliar na formatação do trabalho final (anexo no final da página)*

1º PASSO - Antecedência de 60 dias

Reservar, junto à Secretaria, o local para apresentação.

Verificar no histórico escolar todas as informações pessoais, caso haja alguma incoerência, solicitar a alteração no Setor de Atendimento ao Aluno.

Verificar se há alguma pendência registrada no histórico escolar, principalmente de documentos de matrícula. Caso haja, leve o original no Setor de Atendimento ao Aluno para que incluam no sistema.

Verificar se todos os aproveitamentos de créditos já constam no histórico escolar. Se houver qualquer certidão de estudos ainda não aprovada no sistema, entre em contato com a Secretaria.

Devolver qualquer tipo de equipamento que tenha pegado empresta.

Protocolar no Setor de Protocolo, de quaisquer campus da Universidade, o "Formulário de indicação da banca" e o "Cadastro de docente convidado". Deixe claro para o servidor que receber o documento que a Secretaria não ficará com nenhum arquivo físico, deve-se, somente, criar o processo no SEI e encaminhá-lo para COPEC. O "Formulário de indicação da banca" deve conter a assinatura do orientador e o "Cadastro de docente convidado" deve conter a assinatura do docente externo à UFU.

Atenção: se houver qualquer pendência no histórico escolar, a defesa não será agendada.

2º PASSO - Antecedência de 30 dias

Elaborar a Ficha Catalográfica no Portal do Aluno e acrescentá-la no PDF da dissertação/tese. O detalhamento deste Serviço está em: Ficha catalográfica.

Encaminhar por e-mail, com antecedência de 30 dias da data da apresentação o "Formulário de informações do discente e do trabalho", em Word, e a cópia em PDF do trabalho (que deve incluir a ficha catalográfica) para a Secretaria.

Entregar na Secretaria, com a mesma antecedência, o trabalho impresso para aqueles membros que solicitarem.

Encaminhar, para os membros que não forem servidores da UFU, as descrições de cadastro no SEI (Sistema Eletrônico de Informações) para assinarem a ata. Os procedimentos estão neste link: Usuário Externo SEI UFU.

OBS.: Caso necessite de um local para ensaiar a apresentação, procure a Secretaria para realizar agendamento.

OBS.: É essencial que o trabalho seja encaminhado para a Secretaria, pois formalmente (registro no processo de defesa) é o Programa quem encaminha o trabalho para os membros da banca.

Parecer cosubstanciado/Participação epistolar: caso algum membro da banca participe por epistolar, o trabalho será encaminhado neste mesmo prazo ao examinador que deverá enviar o parecer, "Formulário - Participação Epistolar", para a Secretaria até 10 dias antes da apresentação.

3º PASSO - Apresentação

No dia da apresentação o discente e seu orientador devem estar presentes no local com antecedência para receber os membros da banca e verificar todas as condições do local de defesa.

Não é necessário passar na Secretaria antes da apresentação. Não há nenhum documento físico que deve ser entregue neste dia.

É necessário levar para a apresentação a Folha de aprovação com a banca examinadora para os membros assinarem. Trata-se da Folha de Aprovação, conforme o modelo de trabalho apresentado pela ABNT, sendo elemento necessário na versão final eletrônica do trabalho.

OBS.: É necessário combinar com o orientador como será o transporte dos convidados externos e quem os buscará no aeroporto, hotel etc.

Recomenda-se verificar, na véspera da defesa, se os equipamentos a serem utilizados estão em perfeitas condições.

6º PASSO - Corrigir o trabalho

Após a apresentação, com todas as observações apresentadas pela banca, o discente deverá corrigir o trabalho e encaminhar a versão final por e-mail à Secretaria no prazo de 60 dias, conforme prevê o Regulamento.

Além disso, o discente deve depositá-lo no Repositório Institucional (RI-UFU), conforme instruções do Serviço: Repositório UFU.

OBS: se houver alteração de título, a Ficha catalográfica deve ser corrigida. O Portal do Aluno ficará disponível para acesso até 5 dias depois da apresentação.

7º PASSO - Solicitar diploma

Com todas as etapas anteriores concluídas, o discente pode solicitar o diploma. O detalhamento está no Serviço: Diploma.

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