Serviço

Auxílio financeiro para discentes

por Brenda
Publicado: 10/10/2017 - 16:15
Última modificação: 26/11/2020 - 17:20
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo / Comunidade externa
Assunto: 
Auxílio financeiro / Documentos / Eventos / Pesquisa
Definições: 

O Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) da CAPES tem como objetivo financiar as atividades dos cursos de Pós-Graduação e esses recursos, além das bolsas de estudos concedidas para alunos de Mestrado e Doutorado, são maneiras de proporcionar melhores condições para a formação de recursos humanos no país.

Os alunos poderão requerer auxílio financeiro para participação em eventos técnico-científicos nacionais e internacionais de curta duração, visitas técnicas e pesquisas de campo.

  • Por evento acadêmico-científico, visitas técnicas e pesquisas de campo a serem contempladas com auxílio financeiro, considera-se aqueles relacionados à formação profissional dos estudantes, e no caso dos eventos acadêmico-científicos, que sejam organizados por entidade cuja representatividade acadêmica tenha o reconhecimento da Universidade.
Requisitos: 

Ser estudante regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação. Não podem requerer o auxílio financeiro estudantes matriculados em disciplinas isoladas.

Orientações: 

Uma das formas de conseguir auxílio financeiro é mediante requerimento direto na PROPP.

Outra maneira, é mediante requerimento para Participação em Eventos de Caráter Científico e Tecnológico na FAPEMIG.

Por último, o Programa pode, diretamente, conceder auxílio financeiro, por meio de pagamento de diárias que devem custear deslocamento, alimentação, hospedagem e locomoção urbana, conforme Portaria SEI PROPP nº 27.

Abaixo seguem as instruções e os documentos necessários para protocolo do pedido e prestação de contas.

PROTOCOLO DO PEDIDO

  • Participação em evento/congresso acadêmico: o Formulário de solicitação  preenchido e encaminhado por e-mail somente (sem qualquer assinatura, um arquivo em Word); o Formulário com Justificativa assinado pelo estudante e por seu orientador(a) (com assinatura do requerente e de seu respectivo orientador); folheto publicitário e/ou elucidativo do evento (folder, impressão da página de divulgação, dentre outros), ou ainda dados técnicos; documento comprobatório de aprovação do trabalho no evento, se houver; cópia do trabalho completo a ser enviado para publicação em periódico ou cópia do projeto de pesquisa do qual resultou o resumo, com aceite do orientador (o documento deve conter a assinatura do orientador).
  • Outras atividades de enriquecimento curricular: o Formulário de solicitação preenchido e encaminhado por e-mail somente (sem qualquer assinatura, um arquivo em Word) e o Formulário com Justificativa assinado pelo estudante e por seu orientador(a) (com assinatura do requerente e de seu respectivo orientador).

- A solicitação deve ser entregue, no mínimo, 45 dias antes do seu início.

- Todos os documentos devem ser encaminhados por e-mail e em formato PDF, com exceção do Formulário de solicitação.

- As atividades devem ocorrer fora dos limites do município de Uberlândia.

- Pode ser informada qualquer conta bancária em nome do solicitante, desde que seja conta corrente.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Em até 05 dias após a data do evento, devem ser encaminhados à Secretaria do Programa o Relatório de viagens (com assinatura do discente e do orientador), os Bilhetes da viagem (avião, ônibus ou veículo oficial), caso tenha. Para eventos/congressos acadêmicos é necessário também o certificado de participação.

- Todos os documentos devem ser encaminhados por e-mail e em formato PDF.

OBS: É aceito somente um pedido de auxílio por ano.

TODO E QUALQUER E-MAIL ENCAMINHADO PARA A SECRETAIRA DEVE CONTER O SEGUINTE TEXTO:

Eu (nome completo) aluno(a) regularmente matriculado(a) do curso de (colocar o nível, mestrado ou doutorado) sob o número de matrícula (colocar o número de matrícula) CPF (colocar o número de CPF) e e-mail (colocar o seu e-mail), encaminho os seguintes documentos:

  • (listar quais documentos estão sendo encaminhados por e-mail descrevendo quais deles estão escaneados e por quem estão assinados. Ex: Formulário de solicitação - somente preenchido, um arquivo em word; Formulário de justificativa - assinado por mim e pelo meu orientador José.)