Serviço

Aluno especial

por Portal PPGECO
Publicado: 13/04/2017 - 18:02
Última modificação: 02/03/2021 - 18:09
Público-alvo: 
Estudante / Comunidade externa
Assunto: 
Disciplinas / Processos seletivos / Serviços
Definições: 

De acordo com a Resolução nº 12/2008 em seu artigo 39 parágrafo 2º são alunos especiais:

  • São alunos especiais dos Programas de Pós-graduação aqueles aprovados em processo seletivo para cursar disciplinas isoladas ou alunos regulares de outros Programas de Pós-graduação externos à Instituição, reconhecidos pela CAPES, em conformidade com as normas para cada Curso.
Requisitos: 

O aluno deve estar vinculado a um Programa de Pós-graduação, seja da UFU ou de outra universidade.

Orientações: 

O interessado que não tiver vínculo com nenhum Programa pode ser aluno especial, contudo o edital de seleção deve abarcar esse tipo de vaga e, até o momento, o PPG Ecologia ainda não publicou edital nesse modelo.

O discente UFU, mas de outro Programa, deve ficar atento ao calendário acadêmico da Pós-graduação para acompanhar as datas de rematrícula e solicitar a matrícula na disciplina por meio do Portal do Aluno. Depois de realizar a solicitação de matrícula na disciplina, deve enviar um e-mail à Secretaria a título de informação, pois o Coordenador entrará no no sistema para autorizar a matrícula. Feita essa autorização, o Coordenador do Programa ao qual o discente está vinculado, deve realizar o mesmo procedimento.

Os interessados de outras Universidades devem seguir as instruções constantes no Serviço Matrícula mais um comprovante de que está cursando mestrado ou doutorado.

Quando a matrícula for efetivada, o aluno especial terá acesso um número de matrícula na Universidade; poderá acessar o Portal do Aluno e solicitar a criação de um e-mail UFU, para conectar-se à internet da Institução e utilizar os serviços da Biblioteca.

No Portal do Aluno é possível pegar o Histórico Escolar, que serve como documento comprobatório da aprovação na disciplina. Outra forma de solicitar o Histórico é diretamente com o Setor de Atendimento ao Aluno. Ressalta-se que, se o discente for de outra cidade, é importante verificar antecipadamente de que forma pode requerer o documento, se por e-mail, por procuração, etc.

Tópicos: