Serviço

Acesso ao moodle

por Brenda
Publicado: 16/10/2018 - 12:42
Última modificação: 17/10/2018 - 17:34
Público-alvo: 
Estudante / Professor
Definições: 

Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um sistema gerenciamento também chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou de Learning Management System (LMS).O moodle é um software livre de apoio à aprendizagem aos cursos da educaçao presencial.

São alguns dos recursos e atividades disponíveis no Moodle:

  • Glossário – recurso que permite a criação de uma lista de termos utilizados no curso e sua definição;feedback e/ou mostrar as respostas certas;
  • Tarefa – permite ao professor especificar um trabalho a ser feito online ou presencial, que pode ser avaliado.
  • Fórum – recurso utilizado para que os participantes possam discutir um determinado tema e dirimir possíveis dúvidas sobre o conteúdo abordado;
  • Chat – canal de comunicação instantânea entre os alunos em momentos previamente agendados pelo tutor;
  • Email – ferramenta de comunicação assíncrona, para envio e recepção de mensagens entre os participantes do grupo;
  • Wiki – permite que os participantes adicionem e editem uma coleção de páginas da web; pode ser colaborativo (nesse caso, todos podem editá-lo), ou individual (só o responsável pelo wiki pode editá-lo);
  • Questionário – permite que o professor crie e configure testes de múltipla escolha, correspondência e outros tipos de questões. Cada participação é verificada automaticamente informando a resposta corretas, sendo que o professor pode escolher dar 

Entre as tarefas realizadas pelo Sistema Moodle, podemos destacar:

  • Controle do acesso de alunos ao curso, onde se encontram os conteúdos e os recursos interativos e de avaliação;
  • Controle da liberação, em separado, de cada parte do conteúdo para o aluno: links para websites, material impresso, vídeos, áudios, animações, glossários de termos etc.
  • Fornecimento de ferramentas de interatividade, como fóruns, enquetes e chats, integrando o gerenciamento de cada um no sistema de controle dos alunos matriculados no curso;
  • Fornecimento de instrumentos de avaliação, como exercícios com correção instantânea etc.

Fonte: A Rede

Orientações: 

Para acesso: Moodle.

Para primeiro acesso, é necessário criar uma nova conta preenchendo as informações segundo tais intruções:

  • Identificação de Usuário: preencha com sua identificação estudantil ou funcional.
  • Endereço de E-mail: preencha com sua conta de e-mail institucional (e-mail @ufu.br). Não será permitido endereço de e-mail provenientes de outras contas (exemplo Google, Yahoo, Hotmail, Outlook etc.).

Os professores são responsáveis por direcionar as salas de aprendizagem e repassar a senha de acesso de salas especificas.