Laboratório de Ornitologia e Bioacústica (LORB)

Publicado: 10/07/2018 - 11:31
Última modificação: 29/03/2021 - 14:27

O Laboratório de Ornitologia e Bioacústica realiza projetos de pesquisa com ecologia, comportamento, conservação, interações e bioacústica de aves. As atividades realizadas no LORB incluem: Atendimento e Orientação de alunos de graduação e pós-graduação; reuniões de grupo para discussão de artigos científicos; discussão de resultados das pesquisas desenvolvidas pelas equipes do LORB; pesquisas na Internet; reuniões para produção de trabalhos (resumos e artigos); planejamento de coleta de dados de trabalhos; acondicionamento de equipamentos para coleta de dados em campo; análises de regurgitos e fezes de aves (em lupa e microscópio); morfometria e identificação de itens alimentares consumidos pelas aves (coletados na natureza), a saber: artrópodes e frutos; triagem de sementes; análise de sonogramas; análise de micronúcleos. Conta com um espaço de 27 m², equipadas com microscópios, lupas, computadores, estufa, balança de precisão, pia entre outros. Coordenado pela Profa. Dra. Celine de Melo, é composto por pesquisadores associados e alunos, de pós-graduação e de iniciação científica. Atualmente, são realizadas pesquisas nas seguintes linhas:

Pós-graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais

• Interações ecológicas e biomonitoramento - Me. Luis Pedro Paniago
  • Biomonitoramento, parasitologia aviária e hematologia aviária - Me. Paulo Vitor Alves Ribeiro
  • Biomonitoramento, conservação, alfabetização científica e ensino por investigação - Prof. Ma. Vanessa Gonçalves
  • Risco aviário em aeroportos, dieta e ecologia de raptores diurnos - Esp. Camila Teixeira

Iniciação científica

• Razão Sexual - Lucas Rodrigues
  • Ecologia de aves - Diego Gomes
  • Comportamento animal - Pedro Oliveira

Pesquisadores associados

• Ecologia de aves - Prof. Dr. Oswaldo Marçal Júnior e Profa. Dra. Celine de Melo
  • Ecologia comportamental de aves migratórias mediante a impactos antrópicos - Pós-doutorando César Cestari

Para saber mais, nos acompanhe em nossa página do instagram: @geeca_UFU

Docentes: