Laboratório de Ecologia e Comportamento de Abelhas (LECA)

Publicado: 10/07/2018 - 11:27
Última modificação: 30/03/2021 - 14:47

No LECA são desenvolvidas pesquisas sobre a biologia de abelhas solitárias e primitivamente sociais, com enfoque em manejo e conservação de áreas naturais e sistemas de produção, orientadas pela Profa. Dra. Solange Cristina Augusto.

Outra linha de estudo do LECA converge pesquisas que incluem estudos ecológicos enfocando hábitos de nidificação e estudos em sistemas agrícolas com foco no comportamento de polinização das abelhas sem ferrão, coordenados pela Profa. Dra. Fernanda Helena Nogueira Ferreira.

O grupo visa também levar o conhecimento científico produzido para a comunidade externa à UFU em projetos de ensino e extensão. Doces Jardins foram montados em escolas da rede municipal de Uberlândia, onde em parceria com a comunidade escolar, esses espaços compostos por abelhas e plantas foram idealizados e montados. Atualmente eles servem como recurso didático para atividades escolares. Nestas escolas projetos relacionados à implementação de ações de ciência cidadã estão em desenvolvimento, envolvendo alunos e professores.

O laboratório abriga uma coleção científica de abelhas resultante dos inúmeros trabalhos de campo já realizados, que estão depositadas como parte da Coleção do Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) da UFU.

Facebook: @LECAUFU

Instagram: @lecaufu