Edital de Seleção de Bolsistas para o Programa Institucional de Internacionalização da UFU 2020

UFU-CAPES.PrInt 2020
Publicado: 19/02/2020 - 11:32
Última modificação: 03/10/2023 - 09:06
Público-alvo:
Estudante
Professor

O presente edital tem por objetivo selecionar bolsistas no Brasil e no Exterior para a realização de pesquisa em colaboração internacional.

• As bolsas no Brasil compreendem as seguintes modalidades: Professor visitante no Brasil; Jovem talento com experiência no exterior e Pós-doutorado com experiência no exterior.
  • As bolsas no Exterior compreendem as seguintes modalidades: Doutorado sanduíche; Professor visitante no exterior sênior; Professor visitante no exterior júnior; Capacitação em cursos de curta duração no exterior.

O UFU-CAPES.PrInt está articulado em dois grandes temas:

1. Dinâmica Social, Qualidade de Vida e Saúde, dividido em cinco (5) projetos de colaboração internacional; e
  2. Tecnologias Convergentes e Recursos Ambientais, com quatro (4) projetos de colaboração internacional.

Dentro do tema Tecnologias Convergentes e Recursos Ambientais, o Prorgama está no projeto: P8-Soluções tecnológicas para agropecuária e conservação ambiental (junto com os Programas de Pós-graduação em Computação, Engenharia Química e Genética e Bioquímica).

Natureza, Projetos e Cotas de Bolsas Disponíveis
Natureza da bolsaP8
Capacitação (1 mês)-
Capacitação (2 meses)01
Doutorado Sanduíche (12 meses)-
Doutorado Sanduíche (6 meses)04
Jovens Talentos no País - A (6 meses)-
Pós-doutorado (6 meses)01
Professor Visitante (0 meses)05
Professor Visitante (1 mês)-
Professor Visitante (3 meses)-
Professor Visitante no Exterior Júnior (3 meses)-
Professor Visitante no Exterior Sênior (3 meses)-
Professor Visitante no Exterior Sênior (4 meses)-
Professor Visitante no Exterior Sênior (12 meses)-
TOTAL POR PROJETO11
Transcrição da Tabela 1 colocando-se em destaque o P8.

Os interessados deverão enviar os documentos de inscrição para o Setor de Protocolos de quaisquer campus da Universidade; eles criarão o processo dentro do SEI e encaminharão à Secretaria.

Importante ressaltar que não receberemos documentos físicos, somente os processos eletrônicos dentro do SEI, com isso, recomenda-se entrar em contato com a equipe do Setor e verificar a possibilidade de encaminhar os documentos por e-mail.

As candidaturas neste ano ocorrerão por fluxo contínuo. É possível solicitar  qualquer uma das três  janelas de indicação. Entretanto a a  apresentação da  candidatura para uma  determinada janela  deve ocorrer antes do  período de Seleção pelo Colegiado do PPG envolvido. Os períodos de indicação de bolsista e início de bolsa devem seguir obrigatoriamente os períodos definidos pela CAPES*.

*Os períodos são decorrentes do Ofício nº 4/2020-DRI/CAPES, de 27 de janeiro de 2020, que indica que "em cada janela de indicação, o prazo mínimo entre a indicação e implementação será de 60 dias para cada beneficiário. Este prazo passa a valer apenas depois da valiação de documentos técnicos desta CGBP. Exemplo: caso o beneficiário seja indicado no SCBA no dia 03 de fevereiro de 2020, a data prevista para sua viagem deverá ser após 03 de abril de 2020".

AnexoTamanho
PDF icon Retificação do Edital º 03/2020506.59 KB